domingo, 23 de março de 2008


FÓSSEIS - O descobrimento da Pré - História


Os Fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, sedimentos ou gelo. Alguns se conversevaram como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas.
A totalidade dos fósseis e sua colocação nas camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil. A palavra "fóssil" vem do latino "fossilis" que significa "ser desenterrado".
Existe uma ciência que estuda especificamente os fósseis, esta é a Paleontologia. A fossilização geralmente não ocorre porque a matéria orgânica dos seres vivos tende a ser decomposta. E por isso, para haver a fossilização de um organismo, os restos de sua matéria devem ser rapidamente coberto por sedimentos.

Permineralização


Este processo, comumente denominado de petrificação, consiste na substituição dos restos orgânicos de um ser vivo por matéria mineral, rocha, ou na formação de um molde desses restos. Ele ocorre quando o organismo é coberto rapidamente por sedimento após a morte ou após o processo de deterioração. O grau de deterioração ou decomposição do organismo quando recoberto, determina os detalhes do fóssil, alguns consistem apenas em restos esqueléticos ou dentes; outros fósseis contêm rastros de pele, penas ou até tecidos moles. Uma vez coberto com camadas de sedimentos, as mesmas compactam-se lentamente até formarem rochas, depois, os compostos químicos são lentamente trocados por minerais pesados.

Moldes e traços

Um molde de fóssil é formado por fluidos infiltrados que dissolvem os restos de um organismo, criando um buraco na rocha com a forma do organismo. Se esse buraco for preenchido com mais minerais, é chamado de molde fóssil. Traços fósseis são os restos de caminhos, enterros, pegadas, ovos, conhchas, ninhos e fezes.

Fósseis em resina

Animais menores, como insetos, aranhas e pequenos lagartos, quando presos em resina ou âmbar, ficam praticamente intactos por milhares de anos. Estes fósseis podem ser encontrados em rochas sedimentares, assim como os demais tipos de fósseis. Âmbar é uma substância resinosa e aromática, com consistência de cera rija, que foi produzida por uma espécie extinta de pinheiro.

Um comentário:

Vital disse...

Muito bom Laura essa matéria dos fósseis, da uma olhada também nas matérias sobre os fósseis de dinossauros que eu postei.